top of page

Jumbi undo: O "aquecimento" do Karatê Goju-Ryu de Okinawa

  • 11 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mar. de 2024

É prática rotineira nos treinos de Karatê, assim como em qualquer atividade de educação física ou esportiva, a execução de exercícios de aquecimento pré-treino. No Karatê Goju-Ryu okinawano, não é diferente! Existe um método tradicional próprio para realizar o "aquecimento" (atenção às aspas!), denominado de Jumbi (ou Yumbi) Undo.


ree

Jumbi undo, em uma tradução literal, significa exercícios preparatórios. Chojun Miyagi Sensei, um grande estudioso do funcionamento do corpo humano, foi o responsável por sistematizar essa forma de treino. Miyagi Sensei associou exercícios de yoga com outros do próprio Karatê, criando um método de preparação para que o praticante estivesse em plena forma ao iniciar o "treino do karatê" propriamente dito. Mas esse sistema de preparação do corpo vai muito mais além do que simplesmente uma atividade de aquecimento!

No jumbi undo já se inicia a prática de princípios básicos de autodefesa [1], sendo ele a base para o aperfeiçoamento das técnicas de Karatê [2]. Além disso, os exercícios do jumbi undo previnem lesões e auxiliam no desenvolvimento de velocidade e flexibilidade [2], atributos importantes para a plena aplicação das técnicas.

A importância do Jumbi undo se torna evidente quando voltamos no tempo (mais uma de nossas viagens ao tempo!). Há relatos de que nos primórdios do Karatê os iniciantes precisavam praticar o jumbi undo por até um ano antes de serem oficialmente aceitos no dojo.

Essa forma de preparação para os treinos no Goju-Ryu de Okinawa é uma das características que o distinguem marcantemente do Karatê esportivo. Não executamos apenas um exercício de aquecimento, mas nos preparamos com karatê para a prática do próprio karatê. Pode parecer redundante, mas é isso mesmo! Compartilho nosso instrutor Chefe T. Nakamura Sensei fazendo jumbi undo em uma aula online




Os dojos IOGKF são como repositórios dessa prática ancestral. Neles se pratica a forma de jumbi undo como ensinda por Chojun Miyagi Sensei e repassada aos nossos mestres.

Caso tenha ficado interessado, procure os dojos da IOGKF Brasil, uma organização internacional dedicada à preservação do Karatê Goju-Ryu de Okinawa.


No Brasil A IOGKF é representada pelo Instrutor Chefe Zé Mário Monteiro Sensei. Você pode contactá-lo diretamente no Honbu Dojo da organização no Brasil no estado do Espírito Santo. Também pode procurar pelos dojos afiliados, localizados nas cidades de Belo Horizonte (Centro de Karatê Goju-Ryu Tradicional ou a Fight Studio); Carmo do Rio Claro (no sul de Minas Gerais CT Carmo Fight); em Lavras-MG e na cidade do Rio de Janeiro (no CT Dojo).

Referências: 1-Nakamura T. Personal Communication in Gasshuku 2022. 2- Hiagaonna M. 1985. Traditional Karate-DO - Okinawa Goju Ryu Vol. 1 Fundamental Techniques. Sugawara Martial Arts Institute 169 p.



 
 
 

Comentários


telegram logo
Whatsapp logo
  • Facebook
  • Youtube

Centro de Karatê Goju-Ryu Tradicional
CNPJ: 48.333.101/0001-00

Um dojo da IOGKF Brasil

bottom of page